RCS HOME     INDEX     SOBRE     MAPA     EXEMPLOS     CONTACTO    ADD

Rede
Construção

Sustentável


PORTUGAL



A CONECTAR 

PROJECTISTAS ︎ CONSTRUTORES ︎ FORNECEDORES ︎ PROMOTORES



CATEGORIAS


Do que necessita?






>




SOBRE


REDE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL CRIADO POR ANDRÉ SILVA E OLIVIA PAGE


Num contexto em que a actividade da construção representa hoje 40% do consumo de energia na Europa, a necessidade de encontrar alternativas que reduzam este impacto é cada vez mais premente.

Na procura de soluções construtivas com menor impacto energético, os profissionais e os promotores deparam-se com um cenário em que informação acerca das alternativas e actores é dispersa e pouco organizada. Esta realidade tem vindo a dificultar a implementação de alternativas construtivas e a utilização do conhecimento já existente neste âmbito.

A rede de Construção sustentável pretende responder a este problema e criar uma plataforma comum para os intervenientes que contribuem na sua actividade para uma práctica mais sustentável na construção. Desta forma pretende-se concentrar e organizar os intervenientes e o conhecimento. Simultaneamente, facilita-se a interacção entre estes intervenientes, bem como se facilita o acesso dos promotores e potenciais interessados a estes intervenientes.


Olivia Page: Natural de Londres, Olivia formou-se na Central Saint Martins, em MA Arquitetura. Em Portugal desde 2017 o seu trabalho tem foco em pesquisa e design para a sustentabilidade dos materials de construção. Já desenvolveu bio-based materiais de construção, de resíduos das indústrias portuguesas locais.

André Silva: Formou-se em Arquitetura, na Universidade de Lisboa, começou a pôr em práctica o seu interesse pelos materiais tradicionais e alternativas mais sustentáveis em Montemor-o-novo; com o objectivo de conhecer e aprender sobre construção tradicional e construção em terra crua.

Este projeto foi criado durante o Porto Design Bienal, 2021



N.B Critério de selecção de intervenientes.
A rede de construção sustentável pretende não ser fundamentalista no que toca à escolha dos intervenientes que a devem integrar.
Na realidade actual, muitas empresas que têm prácticas de construção sustentável, combinam-nas com prácticas de construção ditas convencionais. Assim sendo, entendemos que é importante seleccionar intervenientes que possam, na sua actividade, contribuir para a sustentabilidade da construção, mesmo que nem todo o âmbito da sua actividade se enquadre nesta vertente.
︎